Por Anna de Cássia em 14/09/2012

A pressão arterial consiste na força com que o sangue passa pelas artérias. Quando ela encontra-se acima de 140mm de Hg, significa que ela está alta. Isto pode acontecer de vez em quando, como consequência de algum estresse, algum problema nervoso, ou do consumo exagerado de sal. Mas se a pressão alta tornar-se frequente e acontecer todos os dias significa que a pessoa sofre de hipertensão. Se a pressão arterial se elevar demais, as consequências são perigosas. Pode ocorrer um enfarte no miocárdio ou um derrame.

Alimentação para quem sofre de pressão alta

Detalhes acerca da pressão alta e dicas de alimentação para amenizar seus sintomas. | Foto: Reprodução

Hipertensão

Patologia que ocorre com mais frequência nos homens que nas mulheres, pode ser genética, ou o indivíduo pode apresentar algum tipo de predisposição a ela. Fatores como má alimentação, obesidade e tabagismo são uma causa que facilita o surgimento da doença.

Infelizmente, é uma doença que, assim como a diabete, não tem cura. O indivíduo que adquirir hipertensão terá que conviver com ela pelo resto da vida. Mas é possível controlar a patologia e viver tranquilamente, sem medo de sofrer um infarto a qualquer momento. Em casos mais extremos, é necessário também, além da dieta, o uso de remédios controlados para que a pressão arterial não se eleve exageradamente.

Como controlar a hipertensão

É necessário fazer uma mudança nos hábitos de vida. Ficar na média certa de peso, praticar exercícios físicos e não consumir tabaco (nem bebidas alcoólicas) estão no topo da lista. Evitar o consumo de sal também é importante para o controle da pressão. Em alguns casos menos agravantes, basta reduzir a quantidade de sal colocada nos alimentos. Mas existem casos mais sérios em que o consumo de sal deve ser totalmente restrito, para evitar a elevação exagerada da pressão.

Alimentação para quem sofre de pressão alta

O principal de tudo e mais importante fator para o tratamento da hipertensão é fazer uma dieta saudável e balanceada, rica em alimentos que apresentam propriedades que ajudam no controle da pressão arterial. Conheça alguns dos alimentos indicados:

  • Frutos do mar e peixes gordurosos são ricos em ácidos graxos e ômega três. A gordura presente nesse nutriente pode ajudar o sangue a fluir melhor pelas artérias.
  • A linhaça também é uma ótima fonte de ácidos graxos e ômega três, e por isso apresenta os mesmos benefícios citados acima.
  • Segundo pesquisas, o potássio ajuda a controlar a pressão arterial, por isso você deve acrescentar em sua alimentação alimentos ricos neste sal mineral, como abacate, banana, quinoa e batata.
  • A vitamina C ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, o que acaba diminuindo a pressão arterial. Por isso é muito importante o consumo de frutas cítricas como laranja e também de frutas silvestres, além de vegetais como pimentão e brócolis. Além de tudo isso, a vitamina C também elimina do nosso corpo o excesso de chumbo, substância que aumenta a pressão.
  • O brócolis também é muito rico em cálcio, e por isso, junto com a couve, o espinafre e o figo, ajudam a prevenir a hipertensão.
  • Outros alimentos como aspargo, lentilha e romã são ricas em fibras, que ajudam na manutenção das taxas da pressão arterial.

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