Por Ana Ligia em 16/01/2017

Os alimentos que fazem parte da nossa rotina dizem muito a respeito da vida que costumamos levar e do quanto nos preocupamos com a saúde. A alimentação é algo que faz toda a diferença em vários aspectos da nossa vida.

Segundo a nutricionista Mirella Guida, existem alguns alimentos que podem nos ajudar a viver de forma mais saudável e, consequentemente, prolongar nossos anos de vida.

“Seja melhorando a qualidade de vida ou ajudando o nosso corpo a funcionar melhor, alguns alimentos são riquíssimos em diversas substâncias benéficas”, explica.

Alimentos que trazem mais saúde para sua vida

Amêndoas

Alguns alimentos podem te ajudar a viver por mais tempo. Saiba quais

Fotos: depositphotos

Disponível facilmente na natureza, a amêndoa é uma rica fonte de vitamina E, sendo um excelente antioxidante, ainda ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Graças ao seu perfil monoinsaturado, a amêndoa ajuda a diminuir o colesterol ruim e aumentar o bom, além de proteger o corpo da formação de radicais livres.

Batata doce

Alguns alimentos podem te ajudar a viver por mais tempo. Saiba quais

A queridinha dos fãs de academia é uma rica fonte de carboidratos complexos (aqueles que não elevam muito o açúcar no sangue por conta da sua absorção mais lenta, promovendo uma maior saciedade). Sendo algo ainda mais positivo para os diabéticos. A batata doce possui também vitamina A, o que ajuda a fortalecer a visão, manutenção epitelial, reprodução e secreção das mucosas.

Canela

Alguns alimentos podem te ajudar a viver por mais tempo. Saiba quais

Segundo a especialista, a canela possui ação termogênica, contribuindo para o emagrecimento. Além disso, o alimento possui polifenóis, o que ajuda a melhorar riscos de diabetes e doenças cardiovasculares, como níveis de triglicerídios, glicose e pressão arterial aumentados.

Guaraná

Alguns alimentos podem te ajudar a viver por mais tempo. Saiba quais

O local no Brasil que mais apresenta expectativa de vida é uma pequena cidade no Amazonas chamada Maués, que é também a cidade com a maior plantação de guaraná. Os hábitos dos moradores de Maués têm sido bastante estudados e concluiu-se que a fruta pode ser um dos grandes responsáveis pela longa vida dos moradores.

O guaraná possui uma ação antioxidante e grandes quantidades de catequinas que ajudam no combate a diversas doenças, principalmente as neurodegenerativas e cardiovasculares. “Além disso, por conta de seu efeito estimulante, o guaraná é bastante utilizado para a melhora da performance de atletas e praticantes de atividade física. Ele é geralmente considerado seguro quando não combinado com outros agentes estimulantes”, revela Guida.

Mirtilo

Alguns alimentos podem te ajudar a viver por mais tempo. Saiba quais

A fruta, também conhecida como blueberry, possui altas dosagens de polifenóis, o que ajuda a proteger as paredes das células. O mirtilo também contém antocianina, que age de maneira benéfica em nosso organismo através do combate aos radicais livres, da ação anti-inflamatória e do controle do LDL (colesterol ruim).

Veja mais!