Por Nayla Georgia em 02/04/2013

Ainda não foi identificado com certeza absoluta um horário certo para se malhar, afinal é algo que varia de pessoa para pessoa. Entretanto vale dizer que qualquer hora do dia praticando exercícios é melhor do que hora nenhuma. Há quem afirme que malhar na parte da tarde é ideal, pois a temperatura do corpo e os níveis hormonais atingem o pico no horário vespertino, o que deixa os músculos mais flexíveis e produzindo uma melhor proporção de testosterona e cortisol. Todavia o que importa mesmo nessa questão é que se deve praticar exercícios em uma hora fixa todos os dias e se não conseguir manter um horário fixo, se exercite antes ou depois.

Afinal, qual é o melhor horário para malhar?

Foto: Reprodução

Malhando pela manhã

De acordo com a disponibilidade, a opção de malhar pela manhã pode ser excelente, pois ao se exercitar logo no começo do dia a boa disposição vai despertar e, dessa forma, você desempenhará as atividades do dia melhor. O problema de ir à academia nesse horário se encontra na alimentação da pessoa, o que quer dizer que é o que você come que ditará o rendimento do treino. Antes de ir fazer exercícios, tome um café da manhã rico em carboidratos, glicose, fibra, gordura e proteína. As atividades aceleram o consumo de glicose (açúcar no sangue) e isso pode acarretar em um quadro de hipoglicemia ou enjoos e refluxo gástrico. Lembre-se de esperar, pelo menos, uma hora para ser feita a digestão antes de seguir para a academia.

Exercitando-se à tarde

Há quem acredite que o horário vespertino é o mais ideal para praticar exercícios, isso porque diversos fatores metabólicos podem se intensificar no final do dia. A temperatura do corpo fica mais alta, geralmente, entre o fim da tarde e início da noite, favorecendo os exercícios anaeróbicos (musculação).

Atividades para a noite

Há uma controvérsia para quem malha à noite, pois existem as pessoas que usam os exercícios noturnos como um remédio contra a insônia e também aqueles que sentem o efeito contrário. Faça um teste e descubra qual dos dois é o se caso, mas se só tiver tempo nesse horário, não deixe de treinar. Exercite-se por menos tempo e em um horário mais cedo, para que não venha a sofrer com insônia.

Prós e contras dos horários

Manhã

Prós:

  • Melhora a disposição para o dia;
  • Tem temperaturas mais amenas;
  • É ideal para quem não precisa trabalhar cedo.

Contras:

  • Se sentir muita sonolência nesse período do dia, não irá render bem!

Tarde

Prós:

  • É aconselhado para quem sente sonolência pela manhã e cansaço à noite.

Contras:

  • Temperatura mais alta;
  • Ter de esperar duas horas depois do almoço para começar a malhar.

Noite

Prós:

  • Academia mais movimentada, o que pode servir de estímulo;
  • Ótimo para quem não gosta/consegue dormir cedo;
  • Opção para quem não pode ir malhar no turno matutino.

Contras:

  • Pode atrapalhar na qualidade do sono, dando dificuldade para dormir.

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