Por Débora Silva em 05/08/2015

A panqueca, seja a versão nacional ou a americana, vem se popularizando no cardápio das pessoas que buscam uma alimentação mais saudável. Isto ocorre porque este alimento permite o seu preparo com ingredientes funcionais e saudáveis, além de serem muito práticas.

As panquecas são saborosas, proporcionam sensação de saciedade e podem ser consumidas no café da manhã, no lanche da tarde e até substituir o jantar, garantindo uma refeição completa aos adeptos da prática de exercícios físicos.

Panquecas saudáveis no seu cardápio

Esta iguaria pode ser preparada com vários ingredientes nutritivos, dentre os quais estão a farinha de aveia, de coco, linhaça e chia. Todos estes alimentos são ricos em fibras, vitaminas e ácidos graxos, que t promovem muitos benefícios à saúde.

Adicione panquecas saudáveis ao seu prato

Foto: Pixabay

Se você quer adicionar panquecas saudáveis ao seu cardápio, também deve ficar atento aos recheios ou coberturas (no caso das panquecas americanas): prefira os ingredientes naturais, como banana, morango, geleia sem açúcar, creme de ricota ou queijo cottage. A recomendação é evitar coberturas de leite condensado, chantilly ou chocolate.

O cuidado também deve ser tomado na hora do preparo da massa da panqueca. Ao invés de usar o óleo comum ou manteiga, dê preferência ao óleo de coco no momento de untar a frigideira, pois ele mantém as suas propriedades mesmo em altas temperaturas, dentre as quais estão a vitamina E e os antioxidantes.

As panquecas podem ser preparadas e mantidas na geladeira por até uma semana.

Receitas de panquecas saudáveis

Panqueca de banana, queijo e canela

Ingredientes da massa:

– 1 ovo de galinha;

– 1 colher de sopa de leite em pó desnatado;

– 2 colheres de sopa rasas de farinha de aveia;

– Uma pitada de sal.

Ingredientes do recheio:

– 1 banana média;

– 1 fatia média de queijo minas frescal light;

– Canela em pó a gosto.

Modo de preparo:

Em um recipiente, bata todos os ingredientes até que se forme um creme homogêneo. Derrame a massa em uma frigideira antiaderente e doure dos dois lados. Reserve. Para o recheio, basta amassar a banana, cortar o queijo e salpicar a canela em pó.

Panqueca nutritiva de Whey Protein

Ingredientes:

– 1 ovo;

– 2 claras;

– 2 colheres de sopa de Whey Protein de baunilha;

– 1 colher de sopa de farinha de aveia;

– 1 colher de sopa de farinha de coco;

– 1 colher de sopa de mix de linhaça e chia moídas;

– 1 colher de sopa de mel;

– 1 colher de café (rasa) de bicarbonato de sódio;

– 1 colher de café (rasa) de óleo de coco;

– 1 colher de sopa de amêndoas em lascas.

Modo de preparo:

Bata os ingredientes no liquidificador, com exceção das amêndoas e do mel. Unte uma frigideira antiaderente com óleo de coco e aqueça-a em fogo médio. Quando o óleo estiver derretido, espalhe-o pela frigideira e despeje a massa. Doure dos dois lados e, quando estiver pronto, adicione as amêndoas e o mel.

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