Por Débora Silva em 21/12/2015

Originário da Índia e com mais de cinco mil anos, o yoga tem como base os princípios das disciplinas físicas e mentais, tendo o objetivo principal de despertar a sensação de bem-estar por meio da integração do ser – corpo, mente, emoções e energia.

A integração ocorre através de técnicas de respiração, posturas, movimentos físicos e meditação, que trazem diversos benefícios à saúde, inclusive a aceleração do metabolismo.

Benefícios do yoga

De acordo com estudos, praticar yoga alivia as dores lombares, diminui os riscos de doenças cardíacas, melhora as funções cerebrais, tonifica os músculos, reduz a ansiedade e pode acelerar o metabolismo, auxiliando no processo de emagrecimento.

Durante uma aula de estilos mais suaves, como o hatha yoga, estima-se que 225 calorias são gastas; já em uma hora de yoga power, o indivíduo pode chegar a perder a mesma quantidade de calorias que em uma aula de step. Além disso, uma pesquisa concluiu que os benefícios cardiovasculares da prática podem ser comparados aos alcançados com uma aula puxada de spinning.

Os exercícios do yoga regulam o processo respiratório, metabólico, circulatório, digestivo e age sobre os nervos do cérebro e os sistemas glandular e orgânico. Cada respiração profunda realizada durante os diferentes exercícios tem um determinado efeito sobre o organismo.

Acelere o metabolismo com o yoga power

Foto: Reprodução/ internet

A prática também treina o autocontrole, a disciplina e a concentração, além de melhorar a respiração, deixando-a mais completa, lenta e profunda, o que ajuda a tranquilizar a mente. O yoga também promove relaxamento, ajuda a eliminar o estresse, é útil para combater a insônia e aumenta a energia e disposição. Além disso, os exercícios também ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue, melhora os problemas respiratórios e pode auxiliar no controle da pressão arterial.

Yoga power acelera o metabolismo e emagrece

O yoga ajuda a controlar a ansiedade e reduz o problema da compulsão alimentar, o que traz benefícios para quem quer emagrecer. Esta prática também é útil no processo de emagrecimento porque os “asanas”, que são as posturas do yoga, estimulam o funcionamento adequado da glândula tireoide.

A tireoide é uma importante glândula responsável pela produção de dois hormônios, o T3 e o T4, que regulam o funcionamento do metabolismo do corpo. Quando a glândula não está trabalhando corretamente, a produção dos hormônios fica prejudicada, o metabolismo fica lento e aumenta a tendência de o indivíduo ganhar peso.

Alguns estilos mais enérgicos da prática, como o power yoga, também proporcionam uma grande queima de calorias, sendo possível perder até 500 calorias em uma hora de prática. Nesta versão,  há a mistura de meditação e atividade física intensa, que exigem bastante sustentação muscular.

Veja mais!