Por Nayla Georgia em 14/01/2013

Na incansável busca pelo corpo perfeito e sequinho muitas mulheres ganharam um novo desejo: a barriga negativa. Essa obsessão chega a ser extrema a ponto de as garotas ficarem tão magras que os ossos do quadril ficam mais proeminentes que a barriga, e isso não é saudável.

Anorexia nervosa ou dismorfia

Alguns médicos consideram a barriga negativa como outro nome para a anorexia nervosa, que acontece quando há uma grande obsessão pela magreza e a pessoa começa a ficar com o IMC (Índice de Massa Corporal) em níveis abaixo do ideal. Os doutores afirmam que a barriga negativa só pode surgir de fato em quem já perdeu massa magra, ou seja, os músculos. Um exemplo de IMC normal para uma pessoa longilínea varia entre 18,5 até 25, mas abaixo disso não é saudável.

No caso da dismorfia, é um transtorno psicológico onde a pessoa crê que tem defeitos físicos que não existem ou são mínimos. Podendo chegar a ter delírios e obsessão de olhadas no espelho à procura de imperfeições no corpo. Esse caso acontece nos pacientes que têm um desejo imenso por um padrão inatingível de magreza. Costuma causar anorexia e bulimia, portanto necessita de acompanhamento médico o quanto antes.

Polêmica entre uma modelo e a barriga negativa

A polêmica "barriga negativa" da Angel Candice Swanepoel

Foto: Reprodução

A top sul-africana Candice Swanepoel, que trabalha como uma das Angels da marca Victoria’s Secrets, leva a sério a ideia de ser magrinha e chegou a postar em seu Twitter uma foto polêmica de sua barriga sequíssima. Isso causou espanto em muitas pessoas e a marca para a qual trabalha chegou a ameaçá-la de tirar o seu posto de Angel caso não recuperasse o peso perdido excessivamente, de acordo com o site de fofoca internacional “E! Online”. Na imagem acima podemos ver como o abdômen da modelo está mais profundo que os ossos do quadril e as costelas. Um exagero!

O que fazer para ter uma barriga bonita?

  • Combine exercícios físicos que focam no abdômen com exercícios aeróbicos;
  • Invista em uma dieta balanceada e saudável;
  • Fique ligada na postura! Ombros para trás e barriga contraída ao andar ajuda a definir os músculos da região.

Lembre-se!

Perder peso muito rápido não é saudável!

Veja mais!