Por Camila Albuquerque em 26/02/2013

Déjà vu? Você tem a sensação de que já viu esse calçado antes? Pois não é apenas um engano seu. As alpargatas (nos dias de hoje também muito chamadas de “espadrille flats”) não são inéditas, apenas deixaram de ser calçados feitos de lonas de cor simples com solados de cordas. Agora estão repaginadas, com novos materiais, texturas, cores e solados, para agradar muito mais as mulheres!

Dos anos 70 para 2013

A febre das alpargatas está voltando!

Foto: Reprodução

Já que alpargatas não são exatamente uma novidade, vamos às explicações: elas são usadas desde a década de 70, onde eram bem frequentes nos pés das mulheres. Como toda boa tendência, vai e volta em várias temporadas – durante mais de 30 anos! Para ser tão querida por nós, mulheres, existe algo de especial nela, certo? Sim! Talvez seja o conforto que este calçado proporcione ou a versatilidade oferecida, o fato é que já caiu nas graças da mulherada mais uma vez e é “figurinha carimbada” nas ruas e nos blogs de moda. Para as que amam as alpargatas, só resta torcer para que essa tendência dure (mais umas décadas, talvez?) – os pés sofridos por culpa de outros calçados agradecem!

Looks com este calçado

*Clique no ícone “i” para ver a legenda das fotos.

Como usar as alpargatas?

  • Por ser um calçado com a cara do verão, experimente cores vibrantes em looks coloridos, ouse na medida certa.
  • Apesar de casuais, as alpargatas também deixam o look elegante – do seu jeito próprio. Até com peças de alfaiataria cai bem.
  • Com calças jeans ficam ainda mais básicas, mas combinam perfeitamente. Use com camiseta estampada se não quiser um look tão neutro. Dê preferência às calças com a barra mais curta, para deixar que as alpargatas apareçam mais.
  • Produções mais “fresquinhas” com short, saia e vestidos são as que mais combinam com as alpargatas, já que elas casam bem com essa onda descolada.
  • Tecidos fluidos, estampas étnicas, estampas tropicais, rendas e estampas florais também são boas parcerias para as alpargatas. Além de super femininas!
  • Se as alpargatas forem mais modernas, com spikes, tachas, correntinhas ou estampadas, tenha cuidado para não pesar demais no resto do look e acabar “descombinando” a produção.
  • Se for estampada, use pelo menos uma peça de roupa presente na estampa. Ou se usar uma roupa estampada demais, faça o inverso: prefira uma alpargata de uma cor só, que esteja presente na estampa da roupa.
  • Combine as alpargatas com tendências: neon, metalizado, calça florida, candy colors… o importante é equilibrar o look, esse é o objetivo sempre.

Veja mais!