Por Natália Petrin em 29/01/2016

Quem tem os cabelos pintados sabe que, facilmente, a cor perde o brilho e a vida, deixando os fios opacos. O hábito de pintar os cabelos, por isso, tem se tornado cada dia mais um tormento, envolvendo novas tinturas e muitos tratamentos para salvar os fios que passam tantos apuros. Mas como resolver esse problema?

Cuidados

A exposição constante ao sol, além da limpeza diária e do uso de produtos químicos, faz com que as moléculas de tinta, assim como os óleos naturais dos cabelos, sejam removidos, o que acaba removendo o brilho dos cabelos e alterando a coloração.

É preciso, portanto, encontrar uma forma de proteger a cor, encontrando produtos específicos para o tratamento da tinta. Mas como sabemos que dá um trabalhão pesquisar tudo isso, reunimos aqui 8 dicas para você não perder tempo procurando. Confira:

8 métodos fáceis e baratos de prolongar a cor dos cabelos

Foto: Pixabay

Dicas

Use máscaras tonalizantes

Existem no mercado máscaras usadas não para tingir, mas como o nome mesmo já diz, tonalizar os fios, evitando, consequentemente, o desbotamento, prolongando assim o aspecto do primeiro dia de tintura. Essas máscaras devem ser aplicadas uma vez na semana, sempre com a ajuda de luvas para proteger suas mãos das manchas, e devem ficar agindo nos cabelos por aproximadamente 30 minutos.

Use protetores solares

É importante usar sempre filtros solares específicos para os cabelos, pois isso ajuda a evitar que os fios desbotem.

Protetores térmicos

A utilização de protetores térmicos ajuda a diminuir a exposição dos fios ao calor do secador e da chapinha, que também causam a perda da cor, além de diminuir os danos nos fios.

Shampoo e condicionadores específicos

Procure usar produtos específicos para cabelos tingidos, pois estes são desenvolvidos para promover o brilho e a cor mais intensa e valorizada dos fios. Isso porque a lavagem também causa o desbotamento dos cabelos.

Acerte na tinta e na aplicação

Escolha uma boa tintura para pintar os cabelos. As tintas de menor qualidade perdem o efeito muito mais rápido, mas é importante também acertar no método de aplicação. Divida os cabelos em mechas com a ajuda de um pente e comece a aplicação pela raiz, puxando para as pontas. Conte o tempo de pausa depois de aplicar em todo o cabelo.

Hidrate

Logo após a aplicação da tinta é importante fazer uma hidratação que, na maioria das vezes, já vem junto com a tintura.

Proteção no banho

Aplique o shampoo e lave rapidamente os fios. Em seguida, passe o seu creme de hidratação ou condicionador, como de costume, e coloque uma touca plástica comum. Continue o banho e, pouco antes de terminar, enxágue os fios.

Cauterização

A cauterização é um dos processos mais poderosos para recuperação dos fios danificados pela ação contínua dos colorantes e descolorantes, pois ajuda a selar as escamas dos fios. Esse método, entre os citados, é o que pode gerar um gasto maior, mas que realmente compensa pelo seu resultado.

Veja mais!