Por Débora Silva em 22/10/2015

O estresse é uma reação física e mental a determinados estímulos externos, como sobrecarga de trabalho, mudança de casa, emprego novo, término de relacionamento e outras situações da vida. Este quadro pode ser caracterizado por irritação, desconforto, frustração, sensações de medo, preocupação e nervosismo.

A alimentação também influencia no estresse e existem alguns alimentos que ajudam na redução da tensão e evitam o excesso de peso.

Alivie o estresse através da alimentação

7 alimentos super eficazes no alívio do estresse

Foto: Reprodução/ internet

Não raro, muitas pessoas descontam o nervosismo na comida, hábito que pode prejudicar a saúde e a boa forma. Para evitar isso, confira a seguir sete alimentos que agem no controle dos níveis de cortisol, o hormônio do estresse:

Frutas vermelhas

As frutas vermelhas são ricas em substâncias antioxidantes e, por este motivo, auxiliam na prevenção do envelhecimento precoce das células, o que pode ser causado pelo estresse.

Chocolate amargo

Com 70% ou mais de cacau, o chocolate amargo é rico em flavonoides, que são substâncias antioxidantes e protegem o organismo dos efeitos maléficos dos radicais livres.

Este alimento também fortalece o sistema imunológico, favorece a circulação sanguínea e, em porções moderadas, mantém o peso e as taxas de açúcar no sangue.

Peixes oleosos

O ômega-3, o zinco e o selênio presentes nos peixes – principalmente a sardinha, o salmão, truta, atum e arenque – agem no sistema nervoso central e previnem os picos de cortisol e adrenalina, os hormônios do estresse.

Os peixes oleosos melhoram o humor e favorecem a produção de neurotransmissores importantes para o controle do estresse,

Banana

Esta fruta é rica em substâncias que favorecem a síntese de serotonina, o neurotransmissor do bem-estar.

Camomila

Esta planta é popularmente conhecida devido às suas propriedades calmantes. Além de acalmar e melhorar a digestão, os brotos da camomila, responsáveis por induzir o sono, contêm apigenina, um antioxidante que transporta uma proteína que poderia levar à morte as células alteradas, reduzindo os riscos de câncer.

Azeite

O estresse pode gerar problemas de saúde intensos, como alergia, dores pelo corpo e males do coração. Para reforçar as defesas do organismo e manter a saúde do coração, uma dica é incluir o azeite na sua dieta, pois é um alimento fonte de ácidos graxos monoinsaturados e que ajudam a desinflamar as células.

Laranja

Devido à sua elevada concentração de vitamina C, a laranja pode ser considerada um antioxidante natural, protegendo o nosso organismo da ação dos radicais livres. Mas os benefícios desta fruta não param por aí: ela também possui vitaminas do complexo B e cálcio e, por isso, é indicada como relaxante muscular.

O consumo do bagaço da laranja também atua no funcionamento intestinal, melhorando a absorção de outros nutrientes.

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