Por Tailane Paulino em 22/06/2018

Você sabia que dá para hidratar os cabelos com maisena? Pois é, e existe não apenas uma receita de hidratação com maisena caseira, mas uma infinidade de combinações com outros ingredientes de origem natural.

Aqui você vai ver várias misturas para todos os tipos de cabelo e ainda quais os benefícios de tratar os fios com a maisena. Contudo, é bom deixar claro que não se usa o pó seco nos cabelos, ele deve ser misturado a máscaras de tratamento ou outros ingredientes.

O tratamento capilar feito com o amido de milho, tem a finalidade de hidratar o cabelo, deixando ele mais macio ao toque, controlando o frizz e ainda o volume. O melhor de tudo? É um ingrediente barato, que todas têm em casa.

Confira aqui algumas receitas fáceis e que podem salvar os seus cabelos.

Hidratação com maisena caseira: Receitas e como fazer

A maisena é usada desde a década de 40 para o preparo de tratamentos capilares. Devido a sua composição, ela serve não apenas para hidratar os fios, como também para cuidar das pontas danificadas e até mesmo alisar os cabelos, pois potencializa o efeito de outros produtos.

As receitas de hidratação com maisena não têm contraindicação, crianças e gestantes podem usar

As hidratações com maisena contemplam todos os tipos de cabelos (Foto: depositphotos)

Para cada tipo de cabelo existem receitas específicas com maisena. Só para exemplificar, pessoas que têm os fios muito oleosos devem evitar óleos, que acabam sendo perfeitos para quem está com os cabelos ressecados.

Veja também: Hidratação com maisena serve para os cabelos?

Confira aqui algumas receitas que podem ser feitas em casa:

  • Touca de gesso, hidratação para cabelos lisos
  • Hidratação com maisena e óleo de coco, para cabelos ressecados
  • Maisena, açúcar e bepantol para cabelos cacheados
  • Maisena e mel, para cabelos oleosos
  • Maisena e leite, para quase todos os tipos de cabelo
  • Hidratação com maisena e café, para crescimento dos cabelos

1- Touca de gesso

A touca de gesso é uma receita famosa na internet e é usada desde a década de 40. Muitas pessoas a chamam de progressiva caseira por causa dos benefícios que este tratamento tem em manter os fios alinhados. Dessa maneira, eles aparentam ser mais lisos. O preparo é super fácil, confira aqui:

Ingredientes

  • 1 copo de leite
  • 1 colher (de sopa) de amido de milho
  • 1 colher (de chá) de óleo de coco
  • 1 colher (de sopa) de algum creme de tratamento

Modo de preparo

O preparo da touca de gesso é super simples. Basta levar a maisena e o leite até o fogo em uma panela e mexer até fazer uma mistura grossa. Depois que estiver morno, você deve adicionar os outros ingredientes e aplicar nos fios limpos e úmidos.

Para que o efeito liso fique mais visível, a hidratação deve ser aplicada com a ajuda de um pente fino. Alinhando os fios, dessa maneira eles ficarão mais lisos depois de secos.

Basta deixar a máscara por 30 minutos nos cabelos e depois enxaguar bem e aplicar condicionador. Por ser um tratamento natural, pode ser usado semanalmente ou a cada 15 dias.

2- Hidratação com maisena e óleo de coco

A maisena nessa mistura para tratamento funciona para hidratar os cabelos, enquanto o óleo de coco nutre e dá vida aos fios ressecados. Quem não tiver óleo de coco pode substituir por azeite de oliva ou outro óleo vegetal. O modo de preparo é:

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de alguma máscara de tratamento
  • 1 colher (de sopa) de maisena
  • 1 colher (de sopa) de óleo de coco
  • 1 copo de água

Modo de preparo

Em primeiro lugar, levar a maisena e a água ao fogo em uma panela, até formar um creme. Depois de frio, misturar os demais ingredientes e aplicar nos cabelos lavados apenas com shampoo.

O ideal é que a hidratação aja por ao menos 20 minutos nos cabelos. Depois de enxaguar o ideal é aplicar condicionador e finalizar do jeito que você preferir.

3- Maisena, açúcar e bepantol

A mistura da maisena e açúcar com o bepantol, faz maravilhas para os cabelos cacheados. Já que os fios tendem a ser mais secos, é necessária uma hidratação mais poderosa, para mantê-los bonitos por mais tempo.

O bepantol é um líquido, vendido geralmente em farmácias e é uma mistura de várias vitaminas e óleos vegetais. Ele pode também ser encontrado com o nome de D-pantenol. Custa pouco e é um bom investimento para manter cabelos e pele hidratados.

Confira aqui como preparar uma hidratação perfeita para cabelos cacheados:

Ingredientes

  • 3 colheres (de sopa) de alguma máscara de tratamento
  • 2 colheres (de sopa) de maisena
  • 1 colher (de sopa) de açúcar
  • 1 colher (de sopa) de bepantol
  • ½ copo de água

Modo de preparo

Para esta receita o ideal é fazer um mingau com a maisena e água, mexendo sem parar em fogo baixo. A mistura precisa ficar morna antes de usar.

Misturar o restante dos ingredientes e logo depois aplicar nos cabelos úmidos. O ideal é deixar a mistura nos fios por 30 minutos, depois enxaguar e passar condicionador. Essa hidratação deixa os cabelos sem frizz, macios e brilhantes.

Veja também: Unhas e cabelos quebradiços; confira o que pode ser e como tratar

4- Maisena e mel

Quem tem o cabelo oleoso também pode utilizar hidratação com maisena. Para isso, basta evitar acrescentar óleos na receita e sempre aplicar o creme de tratamento do meio para as pontas dos fios. Dessa maneira a raiz não fica sobrecarregada com a hidratação.

Uma outra ideia é, ao contrário das receitas anteriores, não cozinhar a maisena antes de aplicar nos cabelos. Assim o amido de milho ajuda a conter a oleosidade. Veja aqui como usar:

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de algum creme de tratamento
  • 1 colher (de sopa) de maisena
  • 1 colher (de sopa) de mel
  • 1 colher (de sopa) de iogurte natural

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes até conseguir uma pasta bem lisa. Passe do meio para as pontas dos fios, deixando a raiz sem produto e deixe agir por 20 minutos.

Após isso, enxaguar e aplicar o condicionador. Você pode finalizar do seu jeito favorito.

5- Maisena e leite

A mistura da maisena e do leite pode ser usada em quase todos os tipos de cabelo. Pessoas com fios oleosos devem evitar o leite, pois pode causar ainda mais oleosidade.

A mistura dos dois ingredientes ajuda a manter os fios hidratados e mais bonitos. Tudo isso, sem precisar apelar para produtos químicos. Anote os ingredientes, que é super fácil. Você vai precisar de:

Ingredientes

  • 1 copo de leite
  • 2 colheres (de sopa) de maisena
  • 1 colher (de sopa) de algum creme de tratamento

Modo de preparo

Primeiramente, basta colocar o leite a maisena em uma panela e levar ao fogo baixo, mexendo sempre. Quando formar uma mistura parecida com um mingau, pode desligar e esperar amornar. Quando estiver frio, adicione a máscara escolhida.

O creme de tratamento está pronto para ser usado. Caso você queira turbinar ainda mais a hidratação, pode adicionar algumas gotas de óleos vegetais ou uma ampola de tratamento.

Aplique a hidratação em todos os fios e deixe agir por 20 minutos. Depois disso, enxague e lave com condicionador. Você vai ver que seus cabelos ficam bem mais hidratados e brilhosos.

6- Hidratação com maisena e café

O café é usado em várias receitas caseiras para estimular o crescimento dos cabelos. Nessa hidratação, a mistura com maisena além de fortalecer os fios, ajuda a mantê-los mais bonitos. Para fazer em casa, você vai precisar apenas de:

Ingredientes

  • 3 colheres (de sopa) de alguma máscara de tratamento
  • 1 colher (de sopa) de pó de café
  • 1 colher (de sopa) de maisena

Modo de preparo

Essa mistura não vai ao fogo, então para prepará-la basta misturar todos os ingredientes até que esteja uma mistura pastosa. O pó de café não dilui totalmente, então vai dar para ver os grãos na mistura.

Logo depois passar nos cabelos lavados, apenas com shampoo, e ainda úmidos, deixe por 30 minutos e enxague bem. É preciso ter cuidado porque o pó de café pode ser um pouco difícil de sair dos cabelos.

Depois disso você pode aplicar o condicionador e finalizar normalmente. Uma dica é massagear bem o couro cabeludo durante a aplicação, isso ativa a circulação e ajuda no crescimento dos fios.

Veja também: Rapunzel natural! Aprenda truques para o cabelo crescer

Funciona fazer hidratação com maisena caseira

Sim. Mas, segundo o médico Lucas Fustioni, em um vídeo para o youtube, a maisena sozinha não consegue penetrar no cabelo. Para ter um efeito satisfatório deve misturar ela com outros ingredientes e máscaras de tratamento.

Por esse motivo, você precisa sempre adicionar aquele creme favorito nas receitas com maisena. Dessa forma, consegue aproveitar todos os benefícios da máscara.

Lucas ainda fala que a maisena, se usada seca, pode ajudar a controlar a oleosidade na raiz dos cabelos. Isso sem precisar apelar para os shampoos secos industrializados.

Benefícios da maisena para os cabelos

A maisena, ou amido de milho, quando combinada com alguma máscara em uma hidratação caseira ajuda a hidratar e dar brilho aos cabelos. Além disso, ele também têm a função de dar força e ajudar a recuperar os fios muito ressecados.

É possível fazer diversas receitas de hidratação caseira com maisena

A maisena, ou amido, é uma substância extraída do milho (Foto: depositphotos)

Mas é importante lembrar que o uso do amido de milho deve ser aliado a algum creme de tratamento. Apenas assim, é possível sentir os efeitos.

O amido ajuda na hidratação das madeixas porque ele tem propriedades de retenção de água. Ou seja, ele ajuda a manter a água, que é a responsável pela hidratação, dentro dos fios.

Ela também possui propriedades de gelatinização. Ao ser usada nos cabelos, este componente forma uma espécie de película protetora, que protege os fios de danos externos.

Há contraindicações?

No geral, não. Todas as pessoas podem usar alguma das misturas caseiras com maisena. Só é importante ver quais são mais indicadas para cada tipo de cabelo.

Por exemplo, pessoas com cabelos oleosos precisam de coisas que ajudem a conter a produção natural de óleo. Por outro lado, cabelos finos necessitam de produtos que deem peso aos fios.

Como é um produto natural, grávidas e até mesmo crianças podem fazer o uso da hidratação com maisena. Pode ser usado semanalmente, caso ache necessário.

Veja também: Cabelos: como fazer e para que serve shampoo de babosa

Faça sua própria receita de hidratação de maisena caseira

Você já sabe que o amido de milho é um ótimo aliado no tratamento natural dos cabelos e pode fazer as suas próprias misturas, de acordo com a sua necessidade. Para isso é importante conhecer os seus cabelos e o que eles precisam.

Assim, pode procurar ingredientes ou produtos que possam ser misturados na hidratação com maisena. Dessa forma, só trazendo benefícios para os seus cabelos.

Veja mais!