Por Marianna Feiteiro em 27/11/2013

Hoje em dia, é comum ver mulheres que vão semanalmente ao salão de beleza fazer um novo procedimento nos cabelos. Com tantos tratamentos disponíveis para melhorar o aspecto das madeixas, fica difícil resistir mesmo. No entanto, é preciso ter cautela, já que a aplicação excessiva dessas técnicas acaba causando mais prejuízos do que benefícios aos fios.

Tratamentos que danificam o cabelo

Foto: Reprodução

Confira abaixo 5 procedimentos capilares muito realizados pelas mulheres e os danos que eles podem causar aos fios:

Usar chapinha todo dia

Encabeçado a lista está a prancha. Grande parte das mulheres tem o hábito de alisar os fios diariamente usando a chapinha, o que é uma muito agressivo. A alta temperatura da piastra causa o ressecamento do fio, que torna-se poroso, frágil e quebradiço. Além disso, ela também é responsável por abrir os poros, facilitando a penetração de poluição e outros agentes nocivos.

Para piorar, muitas meninas costumam usar a prancha nos cabelos molhados. Quando o fabricante afirma que a prática é segura, ele se refere ao produto em si, e não aos fios. Pode ser que sua chapinha não queime. Já o seu cabelo, além de ser queimado, irá quebrar. Para corrigir, só cortando.

Conclusão: use a chapinha somente quando necessário e sempre nos fios totalmente secos.

Técnicas de alisamento prejudicam os fios

Foto: Reprodução

Escova progressiva

Apesar de não ser mais considerada vilã, desde que o formol foi banido, a progressiva ainda utiliza química, o que causa os mesmo problemas descritos acima, com a diferença de que, em um primeiro momento, os cabelos dão a falsa impressão de estarem mais hidratados. No entanto, ela pode deixar o fio sem vida, sem movimento, liso demais ou, às vezes, excessivamente oleoso. Fique atenta e não abra mão dos cuidados semanais específicos para seu tipo de cabelo.

Tingir os cabelos

Por se tratar de um produto químico, o uso excessivo da tinta causa o ressecamento dos fios, o que fica evidente nas pontas espigadas. O ideal é sempre fazer hidratação para manter a vitalidade e a cor.

Tintura frequente deixa o cabelo ressecado

Foto: Reprodução

Relaxamento

Antecessor da progressiva, o relaxamento é indicado para cabelos afro e extremamente crespos, já que tem um efeito mais potente. Por outro lado, o estrago também é maior. O relaxamento muda a estrutura do fio, modificando as ligações internas a fim de formar uma nova estrutura, o que compromete a hidratação do cabelo e o deixa profundamente ressacado nas pontas.

Decapagem

Consiste em descolorir o cabelo em alguns tons. Normalmente, é utilizado por quem pintou as madeixas de uma cor muito escura e deseja clareá-las um pouco. Por ser um processo químico muito forte, só é recomendando para quem está com o cabelo muito saudável e bem cuidado, caso contrário, o fio pode quebrar devido ao ressecamento. O indicado é fazer luzes para suavizar os tons escuros, que são menos prejudiciais.

Veja mais!