Publicado por Ana Ligia

Algumas práticas de higiene fazem parte do no nosso dia a dia, como escovar os dentes e tomar banho. Mas muitas pessoas acabam esquecendo de uma parte que também é essencial: lavar bem rosto.

Caso a face não seja devidamente higienizada, alguns efeitos podem surgir, como alergias, irritações e até mesmo espinhas.  “O acúmulo de sujidades na pele entope os poros e também favorece o envelhecimento precoce”, explica o farmacêutico, Rodrigo Kury.

O especialista comenta em quatro tópicos a importância da higienização e como fazê-la corretamente.

Cuidados com a higienização do rosto

5 coisas sobre higiene do rosto que toda mulher necessita saber

Foto: depositphotos

Dê adeus para a sujeira e oleosidade

“A finalidade da higienização diária é remover todos os resíduos da poluição, maquiagem e sujidades que agridem a pele. Evitando o acúmulo de oleosidade e resíduos de maquiagem, você contribui para ter uma pele suave, viçosa e garantir uma aparência sempre jovem”, revela.

Limpar o rosto corretamente e com o produtos adequados para cada pele possibilita a renovação das células, estimula a circulação e ainda permite a melhor absorção dos produtos para o tratamento cutâneo.

Evita problemas de pele

“O acúmulo de sujidade na pele leva ao entupimento dos poros, favorecendo o aparecimento de cravos e espinhas. Além de contribuir para o envelhecimento precoce, a pele que não passa por uma higienização diária apresenta aparência cansada, perde a suavidade e o brilho. Nesse sentido, um dos maiores erros é dormir com maquiagem. Os produtos de maquiagem obstruem os poros, não deixando que a pele respire corretamente e isso também pode causar alergias, irritação nos olhos e com o tempo, muitas espinhas, além de poder reforçar as olheiras, deixar a pele mais oleosa e favorecer o envelhecimento precoce da pele.”

Como realizar a higienização do rosto

Utilize um sabonete que respeite o seu tipo de pele e que seja, preferencialmente, líquido. Lave a região com o produto e com bastante água, fazendo movimentos suaves e circulares. Retire o excesso e aposte em um tônico capaz de remover a oleosidade. Repita o procedimento duas vezes ao dia.

“Se a pele for oleosa, pode-se repetir a higienização quantas vezes for necessário. No mercado encontramos produtos que cumprem todos os passos para uma boa higienização em um só produto. Os tratamentos de Limpeza Multifuncionais limpam profundamente a pele, retiram a maquiagem e regeneram as células da pele”, conta.

Pele seca x pele oleosa

“A pele oleosa necessita de um bom adstringente, que contrai os poros e modera as secreções sebáceas, além de atuar mais profundamente na pele ajudando a regular o pH. A pele seca, como todas as outras, precisa de cuidados especiais, apresenta rachaduras e envelhecimento precoce. O melhor para este tipo de pele são os sabonetes com pH neutro e que contenham em sua fórmula ativos que tratam as células, hidratando e regenerando a pele”, finaliza.

Veja mais!