3 passos para eliminar as manchas da pele

As manchas na pele podem surgir desde o nascimento ou aparecer ao longo da vida. Mas muitas pessoas costumam se incomodar com elas


As manchas na pele são sintomas que atingem várias pessoas de todos os sexos e idades. Elas podem surgir desde o nascimento ou aparecer ao longo da vida. Mas muitas pessoas costumam se incomodar com elas.

“A mancha também está relacionada a um estresse oxidativo, que ocorre internamente e que aumenta a oxidação sistêmica, então ativos antioxidantes e anti-inflamatórios são necessários”, explica a farmacêutica Mika Yamaguchi,

Mas já existem cremes e ingredientes específicos que quando combinados com uma boa proteção solar, se tornam ótimos aliados para quem pretende clarear as manchas.

3-passos-para-eliminar-as-manchas-da-pele

Foto: depositphotos

Mas não adianta abusar dos cremes e não proteger a pele. “Além do FPS, é recomendado o uso de antioxidantes que potencializem a fotoproteção, como a Vitamina C e E”, afirma o dermatologista Jardins Volpe.


Segundo a especialista, alguns dos ingredientes que atuam como clareador são o OTZ 10 e Alistin, que também ajudam a prevenir o problema.”Eles protegem o DNA celular e diminuem a ação dos raios UVA, Infravermelho A e luz visível — estes dois últimos, a curto prazo, causam uma pigmentação na pele, sendo necessário uma proteção contra os danos causados por eles”, explica Mika.

Alguns ácidos ganham mais força para atuar no combate das manchas quando combinados com a vitamina C, segundo os especialistas.

“O ácido ferúlico fornece hidrogênio para neutralizar os radicais livres, tem ação clareadora e fotoprotetora; o ácido kójico evita que as células fabriquem melanina; já o ácido azeláico, inibe a enzima responsável pela produção do pigmento”, afirma o dermatologista.

Alguns tratamentos clínicos que usam lasers também podem servir para clarear as manchas indesejadas da pele. “O laser Spectra dispõe de um procedimento que combina os três modos de ação do laser e tem benefícios: no clareamento de manchas e olheiras, na luminosidade da pele e na redução de poros”, explica o especialista.