Por Pollyana Batista em 22/12/2016

A gente passa o ano lutando contra a balança, fazendo todos os tipos de dieta, as vezes até levando marmita pro trabalho. É todo um empenho para ficar com o corpo mais seco e saudável.

Mas é só começar dezembro que os convites começam a surgir: confraternizações, encontros, jantares e quando você percebe: lá se vai a sua dieta! Mas, não precisa ser assim. É possível unir o útil ao agradável e participar das festas de final de ano sem peso na consciência. O segredo? É só seguir essas dicas abaixo:

1. Por mais que a mesa esteja repleta de ‘gordices’, sempre tem opções mais saudáveis como saladas, frutas e alimentos integrais. Em restaurantes sempre há opções mais leves. Escolha no cardápio pratos sem molhos e frituras;

Fotos: depositphotos

2. Se a ideia é cada pessoa levar um prato, você pode combinar com elas para que escolham receitas mais lights a base de cremes, legumes, frutas, cereais integrais e proteínas desfiadas, como frango e atum. Para beber sugira sucos naturais, água de coco e chás.

3. Se for fazer um churrasco, experimente grelhar berinjela e abobrinha. Sirva com a carne, pimentão, tomate e cebola. E que tal fazer uma salada de iogurte natural no lugar da maionese calórica? De sobremesa, você pode servir abacaxi ou banana com canela. A tradicional farofa pode ganhar cenoura e couve ralados;

4. Prefira os pratos pequenos. Na hora de montar sua refeição não pegue o maior prato. Imagine que durante a festa você ainda vai beliscar muito;

5. As bebidas com álcool devem ser consumidas com moderação. Se for vinho ou espumante, não mais que duas taças. Não se esqueça de consumir água e sucos naturais;

6. Aproveite o dia de festas e confraternizações para comer bem. Não deixe para hora da ceia. Isso pode fazer com que você coma demais;

7. Já ouviu falar em água aromatizada? Em um recipiente coloque água com gás, gelo, folhas de hortelã e rodelas de limão. É uma boa opção para beber. Outra alternativa é fazer ponche de frutas com suco de uva, morango, kiwi e outras frutas cortadas;

8. Se não der para resistir a uma sobremesa gordurosa, coloque uma pequena quantidade ou chame um amigo para dividir;

9. Quando for montar o seu prato comece colocando as opções mais saudáveis: frutas, queijos brancos, nozes, torradas, saladas. Desta forma, não vai sobrar muito espaço para as massas e carnes gordas;

10. Troque os alimentos fritos pelos assados. Por exemplo, ao invés do bolinho de bacalhau, faça um bacalhau assado no forno com legumes e verduras.

11. Economia é coisa séria: aproveite todas as sobras do dia anterior. Aproveite para fazer sanduíches e pratos especiais.

Veja mais!